11 5573.7859
Home > Dentista > O Que E Pulpite

O Que E Pulpite - Dentista - O Que E Pulpite
O Que E Pulpite

Reconhecida definitivamente, no Brasil através do C.F.O., como especialidade odontológica apenas em 1984, a Endodontia constitui-se, atualmente, num dos mais importantes ramos da Odontologia.

A Endodontia é a ciência e a arte que envolve a etiologia, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alterações patológicas da polpa dentária e de suas repercussões na região periapical e consequentemente no organismo.

Resumidamente, essa especialidade cuida da prevenção e do tratamento do endodonto e da região apical e periapical. Existem 2 tipos de tratamento endodontico, um quando a polpa esta viva e o outro quando a polpa esta morta.

O tratamento endodôntico em polpa viva é chamado de Pulpectomia, que é a retirada da polpa dentária. A Pulpectomia se faz quando ocorre um processo inflamatório da polpa dentária causado por cárie ou trauma.

Quando ocorre algum acidente operatório que leva à exposição pulpar a Pulpectomia também é indicada. Já o tratamento endodôntico em polpa morta é chamado da Necropulpectomia.

A Necropulpectomia é realizada quando o dente não responde a nenhum teste de vitalidade e quando há uma imagem radiográfica radiolúcida na região periapical do dente. Essa imagem significa que há contaminação por microrganismos nessa região em consequência de uma infecção pulpar.

A infecção pulpar se dá através de uma infiltração bacteriana causada pela exposição da polpa dentinária no meio bucal.

Agende já sua consulta

R. Jardim Ivone, 01 - Vila Mariana, São Paulo, 04105-020