Nossos Diferenciais

TAKAHASHI, MACEDO ODONTOLOGIA

Excelência em Implante Dentário

TM Odonto
- Reconstrução óssea é aliada em implantes dentários 

Com a utilização cada vez mais frequente de implantes dentários, outra modalidade da Odontologia ganha força a cada dia: as reconstruções ósseas. 

Como o próprio nome diz, é um procedimento para preparar o tecido ósseo antes da instalação dos implantes, para correção de alguns defeitos originados da ausência dos dentes. 

“Essa ausência gera falta de função ao tecido ósseo, que sofre um processo de atrofia que pode alcançar 50% de perda em apenas dez meses. Portanto, o procedimento torna-se necessário para pacientes que perderam seus dentes em um período de médio a longo prazo e que apresentam alterações nos ossos maxilares”, explica o especialista em Implantodontia e professor da Unesp – SJC, Luís Guilherme S. Macedo. 

A instalação de um implante deve ser realizada depois de um criterioso planejamento. “Avaliamos a ausência dos dentes do paciente e planejamos que tipo de prótese será confeccionada para recuperar, não somente da função de mastigar, mas a estética, para que o resultado fique o mais próximo do dente natural”

O implante só fica na posição correta se a disponibilidade de tecido ósseo for suficiente. “Uma vez que não encontramos essa situação, fica praticamente impossível instalar o implante na posição ideal e o resultado do tratamento não fica como o esperado”, conclui o especialista. 

Os procedimentos de reconstrução óssea podem ser indicados em pequenos defeitos ou áreas, onde são utilizados materiais que apresentam bons resultados e promovem um conforto maior para os pacientes. “Esses procedimentos fazem parte do dia a dia do cirurgião e podem ser realizados dentro do próprio consultório”

As grandes reconstruções ou defeitos ósseos mais extensos requerem uso de enxertos autógenos, onde fragmentos de tecido ósseo são removidos de uma área do paciente e fixados na região que desejamos reconstruir. “Esses procedimentos, dependendo de sua extensão, podem ser realizados dentro do consultório ou em ambiente hospitalar, entretanto necessitam de um especialista para esses procedimentos”, alerta o especialista. 

A recuperação é longa, mas é tranquila, segundo Macedo. Depois do procedimento, o paciente permanece em repouso nos primeiros dias, utilizando alguns medicamentos para evitar infecções, edemas (inchaços), hematomas e dores. “Passados esses primeiros dias, e durante alguns meses, tempo necessário para cicatrização dos enxertos realizados, ele pode retomar suas atividades diárias normais, podendo trabalhar, mastigar e fazer atividades físicas, uma vez que estará fazendo uso de próteses temporárias e não ficará sem dentes durante esse período. Temos hoje diversos materiais que nos dão condições para isso”

- Transplante 

Há cerca de sete anos começaram pesquisas com a técnica de transplantes ósseos, semelhante ao que se utiliza para outros tipos de órgãos. “A técnica, bastante segura pelo método de limpar e processar o material, representa uma alternativa para as grandes reconstruções, permitindo que grandes cirurgias possam ser realizadas com mais rapidez e conforto ao paciente e sem a necessidade de ambiente hospitalar”. Mas, ressalta Macedo, para tal procedimento, o profissional precisa ser habilitado em transplantes ósseos pelo Sistema Nacional de Transplantes. 

Com o avanço da tecnologia de materiais disponíveis e o avanço nas técnicas cirúrgicas empregadas, as contra-indicações são as mesmas avaliadas para qualquer procedimento cirúrgico. “Qualquer alteração sistêmica do paciente, como problemas cardíacos, hipertensos, pacientes diabéticos descontrolados ou outra, pode comprometer o procedimento, a cicatrização e colocar em risco o paciente”

Profissionais Especializados

Ótima Localização

Condições Especiais

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Deixe seus dados abaixo e Agende uma Consulta com um dos nossos especialistas. Entraremos em contato com mais detalhes.

  1. R. Vergueiro, 2087: Sala 903/904
  2. Cidade: São Paulo/SP
  3. Seg - Sex: 8:00 às 20:00
  1. Telefone: 11 5573.7859
  2. E-mail: Central de Atendimento
  3. Sábado: 8:00 às 12:00

Atendimento

HORÁRIO COMERCIAL

11 5573.7859
11 96069 0352

Siga-nos

NOSSAS REDES SOCIAIS

Nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS OFERTAS ESPECIAIS