> 
 > 
É possível substituir uma prótese móvel total (dentadura) por uma fixa?

É possível substituir uma prótese móvel total (dentadura) por uma fixa?

É possível substituir uma prótese móvel total (dentadura)  por uma fixa? - Takahashi Macedo Clínica Odontológica - É possível substituir uma prótese móvel total (dentadura)  por uma fixa?
Sim é possível, tanto a dentadura de cima quanto a de baixo. Através da instalação de implantes dentários consegue-se fixar as dentaduras, essas próteses sobre implantes são denominadas de protocolos de Branemark. Segue o passo a passo de uma reabilitação oral com esta técnica:

- Avaliamos primeiro se as dentaduras antigas estão nas relações corretas de função e estética. Normalmente, se refaz todas essas referências confeccionando novas dentaduras, a partir dessa nova referência estética- funcional se planeja a instalação dos implantes osseointegrados.

- Cirurgia dos implantes: através de exames de imagem, principalmente a tomografia computadorizada, se realiza o planejamento da quantidade e localização que esses implantes serão instalados no osso, se será necessária a realização de enxertos ósseos ou não e se consiguiremos realizar a instalação imediata da dentadura fixa. Em geral, na mandíbula a técnica de carga imediata (instalação de implantes e prótese total fixa) é realizada. Já, na maxila, devido a falta de característica morfológica deste osso, se realiza em menor quantidade.

- Instalados os implantes, no mesmo dia se realiza a moldagem de posição destes. No dia seguinte, se realiza a prova da estrutura interna da prótese para verificação de adaptação. Se tudo estiver perfeito neste mesmo dia ou no dia seguinte se instala a prótese total fixa sobre os implantes, que pode ser definitiva ou provisória.

As principais vantagens deste procedimento são: a devolução da estética e função ao paciente sem ter que aguardar meses de osseointegração para que comece a reabilitação. Com isso, o paciente recupera a auto-estima e conforto o mais rápido possível. Além disso, há algumas pesquisas que indicam que a carga imediata até estimula a formação óssea ao redor dos implantes. No entanto, a carga imediata, realizada em casos contra-indicados para tal técnica, podem resultar em insucesso do tratamento e até na perda dos implantes .

Portanto, é de extrema importância, que o cirurgião dentista avalie minuciosamente o caso do paciente para optar e realizar o melhor plano de tratamento.



  Rua Vergueiro, 2087 - conj. 903/904 - Vila Mariana - CEP: 04101-000
  E-mail: atendimento@tmodonto.com.br


  CRO SP - CL 9676 - Responsável Técnico: - CRO SP - 66.678
Agendamentos ou Informações

11 5573.7859
     5081.5391