> 
 > 
Rejuvenescer com estética oral

Rejuvenescer com estética oral

Rejuvenescer com estética oral - Takahashi Macedo Clínica Odontológica - Rejuvenescer com estética oral

Perder um ou mais dentes pode comprometer funções estéticas e funcionais e, consequentemente, afeta diretamente a qualidade de vida



Tão importante do que ter a estética dos seus dentes perdidos é perder as funções e as consequencias maléficas deste mal, é praticamente um massacre à qualidade de vida. Para esclarecer, vale lembrar de cada função dos dentes e do sistema estomatognático e como seria viver sem eles.

Na mastigação, por exemplo, a pessoa começa a deglutir o alimento sem estar corretamente triturado. Isso cria disfunções de movimento e gástricas que se agravam com o tempo. No sorriso, a falta da parte estética fortalece os problemas psicológicos relacionados à aparência.

Além disso, a perda dentária reflete na função estomatognática . Vale ressaltar que o Sistema Estomatognático é constituído por tecidos e órgãos que compreendem estruturas ósseas, dentes, músculos, articulações, glândulas e sistemas vasculares linfáticos e nervosos.

Os pacientes com esses problemas tendem a ter auto-estima baixa e isolamento pessoal. Além de dores de cabeça constantes e até problemas na coluna. Além disso, tendem a não consumir alimentos ricos em fibras e escolhem outros com menor valor nutricional, com elevados teores de gordura e colesterol, pois são mais fáceis de serem consumidos.

Deslocamento



A perda de um dente pode levar ao deslocamento dos dentes adjacentes que tendem a se inclinar na direção do espaço deixado pelo dente perdido. Da mesma maneira, o dente oposto pode descer em direção ao vazio.

De modo geral, se nada lhe impede, o dente tem a tendência a mover-se para frente da boca e em direção aos dentes opostos. A perda de um dente dá um caráter patológico a este processo. Quando os dentes se deslocam criam anomalias na altura e nos contornos da gengiva que predispõem os dentes adjacentes à doença periodontal e cárie devido ao acúmulo de comida e placa bacteriana devido às dificuldades na limpeza dessas áreas.

O deslocamento dos dentes também afeta a oclusão e o aspecto cosmético do seu rosto e sorriso.

Perda de osso



Quando os dentes são removidos o osso que os apóia tende a encolher através do tempo. Este processo se chama reabsorção e é uma consequência da perda do estímulo que as forças que agem nos dentes produzem no osso. A reabsorção começa assim que um dente é removido e aumenta com o tempo. O osso perde tanto a altura quanto a espessura com este processo.

Quando vários dentes são perdidos, com ou sem uma prótese para substituí-los, uma perda significativa de osso pode ocorrer e isto pode levar à dificuldade no uso de uma dentadura removível ou total, devido à falta de uma crista para dar estabilidade. Na chamada zona estética, quando uma falta de volume na crista fica aparente, o resultado é um defeito cosmético. Na medida em que o osso é reabsorvido a gengiva que cobre também encolhe criando uma depressão que além do problema estético pode causar impactação de comida abaixo dos dentes adjacentes.

Repor um dente perdido não é apenas uma questão estética. Segundo o Ministério da Saúde, a atrofia óssea bucal atinge cerca de 70% das pessoas acima de 45 anos de idade no país, em todas as classes sociais. Os implantes dentários e técnicas como a regeneração óssea através de enxerto são os melhores caminhos para evitar problemas funcionais, estéticos e psicossociais.

Veja o que é possível mudar com o Tratamento de reabilitação oral com implantes dentários:



Pálpebras caídas


O encaixe das arcadas superior e inferior tem influência direta no feixe de músculos que contorna os olhos. Quando esse encaixe acontece de maneira errada, as pálpebras tendem a cair. O olhar perde expressividade e a fisionomia ganha alguns anos a mais. O uso de implantes dentários e a Reabilitação Oral por exemplo ajuda a evitar esse problema.

Sulcos ao lado da boca


O músculo facial mais frouxo diminui a distância entre a base do nariz e a ponta do queixo. Resultado: acentuam-se os sulcos ao lado da boca. Uma das maneiras mais eficazes de atenuar o problema é restaurar a altura dos dentes posteriores e a inclinação dos frontais.

Bochechas flácidas


Não é apenas a passagem do tempo que faz com que as bochechas despenquem. Quando a mandíbula não está bem posicionada, só uma parte da musculatura é usada durante a mastigação. Sem uso, os músculos perdem o tônus e ficam flácidos precocemente. Implantes Dentários também são recomendáveis nesse caso.

Papada


Com o desgaste dos dentes, especialmente os do fundo, os músculos do rosto ficam mais flácidos. Isso faz com que a pele perca sustentação e se acumule na região do pescoço. O problema pode ser atenuado com a restauração dos dentes.

Atualmente a forma mais natural de se repor os dentes é através dos implantes dentários e coroas em porcelana.

Implantes dentários convencionais


São os implantes mais utilizados hoje e atendem à necessidade da maioria dos pacientes.

Implantes dentários curtos


São os utilizados em regiões onde o paciente não possui quantidade de osso suficiente para colocação dos implantes convencionais e não quer fazer enxertos.

Implantes dentários Zigomáticos


São os implantes fixados na região posterior da maxila e possuem um comprimento de 18 a 21 mm. São indicados para pacientes que perderam muito osso ao longo dos anos e somente podem ser realizados na parte superior da boca.

Implantes Dentários Carga Imediata


A carga imediata sobre implante dentário pode ser aplicada nos casos em que os pacientes perderam um, vários ou até todos os dentes da boca, tendo como grande vantagem a devolução da estética e função do paciente a um curto prazo de tempo.

É realizada a instalação dos implantes dentários, moldagem e prova estética no primeiro dia, no segundo, a infra-estrutura e no terceiro, é instalada a prótese total fixa parafusada sobre os implantes dentários.

Implantes Dentários “Sem Cortes ou Retalhos“


A técnica convencional para instalação de Implantes requer a abertura dos tecidos gengivais para exposição do tecido ósseo e posterior fresagem. Esta técnica, quando realizada com planejamento e cuidados pré e pós-operatórios é bastante segura, mas requer pontos e um período maior para a cicatrização dos tecidos bucais. Na Cirurgia Guiada o paciente é submetido a exames radiográficos para planejamento e confecção de uma guia cirúrgica que irá orientar a fresagem e colocação dos implantes sem a necessidade de cortes ou suturas. Ao final da Cirurgia Guiada o paciente ficará com apenas pequenos orifícios na gengiva no local dos implantes e sem sangramento.

Na Vila Mariana, os paulistanos que sofrem destes problemas já têm onde procurar uma solução. A Clínica Odontológica Takahashi, Macedo, sob direção dos doutores Arnaldo Takahashi e Luis Guilherme S Macedo, tem uma equipe de especialistas, mestres e doutores em todas as áreas da odontologia, que buscam arduamente inovações que possam trazer maiores benefícios para seus pacientes, tudo sempre baseado em evidência científica. Depois da Reabilitação estética e funcional com implante os pacientes têm uma mudança grande em muitos âmbitos. A mastigação não restringe o consumo de alimentos, a saúde bucal melhora, evitando doenças que poderiam prejudicar o organismo, a estética facial e o sorriso melhora e ajuda na autoconfiança e segurança na hora de sorrir, conversar e falar. Além disso, em muitos casos, a reabilitação ajuda no desaparecimento de rugas e linhas de expressão. “Tivemos uma paciente que queria fazer botox. Nosso conselho foi para que não fizesse antes da realização do tratamento e que deixasse para depois a decisão do botox e plástica facial. O simples fato da reabilitação estética e funcional muda o formato da boca e elimina algumas marcas que surgiram com os anos”, disse Macedo.

Fique atento ! Veja http://www.tmodonto.com.br/campanhas/implante-dentario.

  Rua Vergueiro, 2087 - conj. 903/904 - Vila Mariana - CEP: 04101-000
  E-mail: atendimento@tmodonto.com.br


  CRO SP - CL 9676 - Responsável Técnico: - CRO SP - 66.678
Agendamentos ou Informações

11 5573.7859
     5081.5391