> 
 > 
Revista Atitude

Revista Atitude

Revista Atitude - Takahashi Macedo Clínica Odontológica - Revista Atitude
Sorriso marcado
16 de dezembro de 2012

Excesso de flúor pode deixar seus manchados
Manchas esbranquiçadas. Esta é a principal característica da fluorose dentária, um defeito no desenvolvimento do esmalte dental, causada pela ingestão excessiva de flúor durante o período de formação dos dentes. Em casos mais graves, as manchas podem ser amarronzadas e provocar depressões nos dentes.
Segundo o dentista e coordenador da clínica Takahashi, Macedo, Dr. Arnaldo Takahashi, casos de fluorose estão em crescimento devido às diversas fontes a que estamos expostos: “água fluoretada, suplemento de flúor (principalmente durante a gestação), creme dental, enxaguatórios bucais e também algumas bebidas e alimentos”.
A prevenção, embora não seja 100% eficaz, ajuda a minimizar as chances de aparecimento do problema. Maioria no mercado, a pasta de dente com flúor utilizada por crianças menores de 6 anos, por exemplo, é apontada como um fator de risco para a fluorose. Por isso, Dr. Arnaldo orienta que os pais fiquem por perto na hora da escovação. “As crianças menores, ou nos primeiros oito anos de vida, devem ter a escovação supervisionada pelos responsáveis, devido à toxicidade do flúor e risco de fluorose em caso de ingestão. A utilização de pasta dental em crianças que ainda não conseguem cuspir, em geral até 3 anos de idade, não deve conter o flúor”.
A fluorose não se agrava com o passar dos anos, porém o incômodo estético é contínuo. A boa notícia é que há tratamentos eficazes para a redução das manchas, de acordo com o grau da lesão. “Um dos tratamentos indicados para amenizar as manchas é a microabrasão, uma técnica na qual utilizamos ácido hidroclorídrico 18% e pedra pomes, executada com instrumento rotatório para redução da mancha. Outra opção mais radical são restaurações que envolvem a parte da frente dos dentes”, explica Dr. Arnaldo.
O clareamento dental é outro tratamento indicado, apresentando bons resultados. A melhora evidente na estética, proporciona ao pacientes maior auto estima e sorriso mais largos e seguros.


Texto: Priscila Quintal Fotos: Claudia Guaratto

  Rua Vergueiro, 2087 - conj. 903/904 - Vila Mariana - CEP: 04101-000
  E-mail: atendimento@tmodonto.com.br


  CRO SP - CL 9676 - Responsável Técnico: - CRO SP - 66.678
Agendamentos ou Informações

11 5084.5987
     5081.5391